IDENTIFICAÇÃO DE FLAVONOIDES EM EXTRATO VEGETAL DE PASSIFLORA INCARNATA LINNAEUS UTILIZANDO CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA (CDC)

Autores

  • Gabriele Von Zuben
  • Elisangela Orlandi de Souza

Resumo

O gênero Passiflora é o mais importante da família Passifloraceae. As espécies deste gênero são muito empregadas na industria farmacêutica na forma de medicamento fitoterápico, principalmente devido às suas propriedades sedativas e ansiolíticas. Os flavonoides se apresentam em abundância no gênero Passiflora, torna-os a classe de compostos com maior interesse de estudo. Além disso, os flavonoides são responsáveis pela atividade ansiolítica apresentada por algumas espécies, sendo alguns desses flavonoides utilizados como marcadores fitoquímico. O Extrato da planta Passiflora incarnata L., popularmente conhecida como flor da paixão, foi analisado por cromatografia em camada delgada, utilizando-se uma placa de sílica gel com indicador de fluorescência. Foram identificados flavonoides C-glicosilados. Os resultados obtidos estão de acordo com os da literatura sobre a fitoquímica da Passiflora incarnata L.

Biografia do Autor

Gabriele Von Zuben

Bacharel em Química, graduada pela UNIFACP- Centro Universitário de Paulínia.

Elisangela Orlandi de Souza

(Doutora e Mestre em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena – EEL. Professora do Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP)

Downloads

Publicado

2023-05-24

Edição

Seção

Artigos