DA NOÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO AO CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR: ENTRE O DISCURSO E A REALIDADE ESCOLAR
Resumo
Estudo de cunho bibliográfico com o objetivo de apreender se a passagem do modelo de administração escolar para os princípios da gestão escolar ocorreu de fato ou apenas nos discursos acadêmicos. Para tanto visou responder a seguinte pergunta de pesquisa: de que maneira a literatura tem apontado as permanências e rupturas do modelo de administração ao conceito de gestão escolar? A hipótese de pesquisa foi assim delineada: embora os discursos giram em torno do conceito de gestão escolar, na realidade da vida escolar ainda predomina os moldes da administração escolar. Como método de pesquisa realizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros, dissertações e teses que a partir dos meados da década de 1980 investigaram a temática aqui proposta. Os dados obtidos apontam que atualmente há nas ações dos diretores de escola uma miscelânea entre os antigos moldes de administração escolar hierarquizado, centralizador e fechado, com algumas formulações da gestão escolar, concebidas como mais democráticas e participativas.Downloads
Publicado
2022-10-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.