DA NOÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO AO CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR: ENTRE O DISCURSO E A REALIDADE ESCOLAR

Autores

  • Anoel Fernandes UNIFACP - Centro Universitário de Paulínia

Resumo

Estudo de cunho bibliográfico com o objetivo de apreender se a passagem do modelo de administração escolar para os princípios da gestão escolar ocorreu de fato ou apenas nos discursos acadêmicos. Para tanto visou responder a seguinte pergunta de pesquisa: de que maneira a literatura tem apontado as permanências e rupturas do modelo de administração ao conceito de gestão escolar? A hipótese de pesquisa foi assim delineada: embora os discursos giram em torno do conceito de gestão escolar, na realidade da vida escolar ainda predomina os moldes da administração escolar. Como método de pesquisa realizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros, dissertações e teses que a partir dos meados da década de 1980 investigaram a temática aqui proposta. Os dados obtidos apontam que atualmente há nas ações dos diretores de escola uma miscelânea entre os antigos moldes de administração escolar hierarquizado, centralizador e fechado, com algumas formulações da gestão escolar, concebidas como mais democráticas e participativas.

Biografia do Autor

Anoel Fernandes, UNIFACP - Centro Universitário de Paulínia

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Paulínia (UNIFACP)

Downloads

Publicado

2022-10-12

Edição

Seção

Artigos