O RACISMO BRASILEIRO NA ATUALIDADE: QUAL O PAPEL DA ESCOLA?
Resumo
O artigo apresenta uma análise crítica sobre o racismo no Brasil, destacando o discurso negacionista e a falsa ideia de que no Brasil não há racismo ou que, quando denunciado o ato, este parte do próprio negro. Também analisa o papel da escola como mediadora importante para que episódios de racismo deixem de acontecer a partir do desenvolvimento de uma consciência não racista entre os alunos, buscando, a partir desse microcosmo, atingir o macrocosmo social. Nesse aspecto, a formação inicial de professores também precisa ser reavaliada, voltando-se a questões importantes como preconceito e racismo, buscando uma educação mais equânime e democrática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.