ESTUDO DA INTERAÇÃO QUÍMICA E DE SEUS DESDOBRAMENTOS ACERCA DA MODIFICAÇÃO DO CIMENTO ASFÁLTICO DE PETRÓLEO 50/70 POR POLÍMERO RET E ÁCIDO POLIFOSFÓRICO

Autores

  • Gustavo da Silveira Gonçalves Matos
  • Elisângela Orlandi de Sousa Gonçalves

Resumo

O presente trabalho visa compreender quimicamente qual o papel do ácido polifosfórico (PPA) na modificação do cimento asfáltico de petróleo 50/70 (CAP 50/70) junto a incorporação de um polímero RET (Terpolímero Elastomérico Reativo), afim de analisar como ocorre este processo de modificação e comprovar a sua eficácia nas melhorias físicas e químicas do asfalto modificado. Este artigo irá explicar as reações envolvidas entre as moléculas de asfaltenos contidas no cimento asfáltico de petróleo 50/70 com os grupos epóxis do polímero RET, além de esclarecer o papel do ácido polifosfórico como um modificador não polimérico e um catalisador para a reação envolvendo os asfaltenos e o polímero. Através desta modificação as principais propriedades do asfalto serão melhoradas, como, resistência a temperaturas elevadas, maior estabilidade, maior durabilidade e maior resistência a tráfegos pesados. Toda essa melhoria do asfalto modificado será obtida através de uma rede polimérica entre os asfaltos e o polímero RET.

Biografia do Autor

Gustavo da Silveira Gonçalves Matos

Bacharel em Química, graduado pela UNIFACP- Faculdade de Paulínia.

Bacharel em Química, graduado pela UNIFACP- Faculdade dePaulínia.

Elisângela Orlandi de Sousa Gonçalves

Doutora e Mestre em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena – EEL. Professora do Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Artigos