ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DA INVISIBILIDADE AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Resumo
O presente artigo visa reunir informações sobre a invisibilidade em relação às crianças Alto Habilidosas/Superdotadas, bem como apresentar as suas necessidades e possibilidades de Atendimento Educacional Especializado. Alunos superdotados destacam-se pela capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora, características que podem se apresentar de forma isolada ou combinada. A Superdotação constitui-se um tema de conhecimento vago e sem aprofundamento teórico pelos profissionais da educação, o que dificulta no reconhecimento e direcionamento do trabalho educacional especializado a esse segmento de crianças. Sendo assim, por meio de pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, procuro apresentar as consequências da invisibilidade dos AH/SD, aponto a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que contribuirá para o desenvolvimento de suas potencialidades. Portanto, é importante que os profissionais da educação conheçam e contribuam no processo de identificação destes alunos para que os mesmos possam ter um atendimento educacional pertinente às suas necessidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.