ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DA INVISIBILIDADE AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Autores

  • Fabiane Cristina Favarelli Navega

Resumo

O presente artigo visa reunir informações sobre a invisibilidade em relação às crianças Alto Habilidosas/Superdotadas, bem como apresentar as suas necessidades e possibilidades de Atendimento Educacional Especializado. Alunos superdotados destacam-se pela capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora, características que podem se apresentar de forma isolada ou combinada. A Superdotação constitui-se um tema de conhecimento vago e sem aprofundamento teórico pelos profissionais da educação, o que dificulta no reconhecimento e direcionamento do trabalho educacional especializado a esse segmento de crianças. Sendo assim, por meio de pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, procuro apresentar as consequências da invisibilidade dos AH/SD, aponto a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que contribuirá para o desenvolvimento de suas potencialidades. Portanto, é importante que os profissionais da educação conheçam e contribuam no processo de identificação destes alunos para que os mesmos possam ter um atendimento educacional pertinente às suas necessidades.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Edição

Seção

Artigos