REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA SALA DE AULA

Autores

  • Marisa Ieda Arioli Del Cont
  • Valdeir D Del Cont

Resumo

O presente texto se apoia em pesquisa bibliográfica e na experiência de mais de 20 anos como docentes dos autores. Procurou-se mostrar que a inclusão, a qual se constitui um paradigma educacional, fundamentada na concepção dos direitos humanos que une igualdade e diferença como valores indissociáveis, ensejando-lhes as mesmas oportunidades necessárias para alcançarem o objetivo pleno do desenvolvimento como pessoa e o seu preparo para o exercício da cidadania, exige-se de o ambiente escolar estar preparado político-pedagogicamente para construir um espaço que atenda às suas necessidades.

Biografia do Autor

Marisa Ieda Arioli Del Cont

Pós-graduação em Matemática pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pós-graduação em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Graduação em Pedagogia e Matemática pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA). Professora da rede municipal de educação da cidade de Jaguariúna/SP.

Valdeir D Del Cont

Pós-doutorado em Antropologia (Unicamp); Doutorado em Ciências Sociais (Unicamp); Mestrado em Filosofia (PUC-Camp). Graduação em Filosofia (PUC-Camp) e Psicologia (Unip). Professor do Centro Universitário de Paulínia (UniFacp) e da Universidade Paulista (Unip).

Downloads

Publicado

2019-11-11

Edição

Seção

Artigos