GESTÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL – CRITÉRIOS PARA A DEFINIÇÃO DE INDICADORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS

Autores

  • Cristiane Andreola
  • Tatiane Borsatto
  • Adriana Nasciutti
  • Paulo Cesar Peres Pontara

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar dentro do Planejamento Estratégico da Empresa Valni Transportes quais os critérios utilizados para a definição de indicadores de desempenho. A evolução do consumismo no país ressalta a grande importância da logística na cadeia produtiva e como a mesma está ligada direta e indiretamente na produção de qualquer produto ou serviço.  O desafio da logística é a mensuração da produtividade, para isso são utilizados os indicadores estratégicos, que possibilitam uma visão mais abrangente dos processos e   das ações   tomadas. Para investigar os critérios utilizados para a definição dos indicadores, foi aplicada em pesquisa de campo o modelo da Estaca Likert, onde suas afirmações foram baseadas em três linhas de pensamentos estratégicos como o da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), do Balanced Scorecard (BSC) e da metodologia de Paul Niven.  Os tratamentos dos dados obtidos foram através da análise de frequência das questões. As divergências também tiveram um tratamento exploratório, identificando os motivos pelas quais o Gestor não havia concordado plenamente com a afirmação. Como conclusão desse assunto, foi obtido   uma concordância significativa nas três linhas de pensamentos estratégicos.  O resultado foi satisfatório visto que, Niven e FNQ possuem a mesma base, que é o BSC, porém um pouco mais abrangente em relação aos critérios dos indicadores.

Downloads

Publicado

2019-09-08

Edição

Seção

Artigos