PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Fabiana Fernandes Martins
  • Meire Terezinha Müller-Palomar

Resumo

Esse trabalho está fundamentado no tema “A pedagogia de Projetos como estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem”, cujo objetivo é apontar os benefícios pedagógicos obtidos com o uso dessa metodologia. A Pedagogia de Projetos está relacionada à organização das práticas pedagógicas e incentiva uma aprendizagem mais dinâmica, interativa, em que o professor é o mediador, tirando o aluno da passividade e assumindo a posição de construtor do conhecimento. Essa estratégia se choca frontalmente com o ensino tradicional, que dava autonomia apenas para o professor, que dava suas aulas fazendo uso exclusivamente do livro didático, impossibilitando as crianças de explorarem seus saberes e desenvolverem suas habilidades. Com isso, esta pesquisa buscou analisar se os educadores estão inovando em suas práticas, inserindo a Pedagogia de Projetos como meio para desenvolver uma aprendizagem mais ampla, mais dinâmica, carregada de intencionalidade, em que docente e discente são beneficiados.

Downloads

Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos