Acidente de trabalho com material biológico por profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar à luz da revisão integrativa da literatura
Resumo
Introdução: O acidente de trabalho com material biológico representa à equipe de enfermagem um problema muito comum no ambiente hospitalar.
Objetivo:Identificar por meio da literatura os principais motivos que levam ao acidente biológico por parte dos profissionais de enfermagem durante a assistência, no ambiente hospitalar.
Método: Revisão integrativa da literatura, por meio das bases de dados: BDENF, LILACS, MEDLINE e Scielo. Foram definidos três descritores: Biossegurança, Exposição a agentes biológicos e Notificação de acidentes de trabalho que foram associados utilizando o termo booleano “and”. O recorte histórico foi de 2011 e 2016.
Resultado: Foram encontrados 481 artigos e selecionados de acordo com os critérios de inclusão, dezoito deles.
Conclusão: Há evidências de que os profissionais de saúde têm uma baixa adesão aos equipamentos de proteção individual. Já as instituições precisam promover melhores condições de trabalho, maior treinamento e elaborar estratégias para prevenção de acidentes com materiais biológicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.