DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTO VERDE COM A QUÍMICA DO MOLIBDÊNIO AZUL
Resumo
Aqui são apresentados os resultados sobre o desenvolvimento de experimentos com o Microlab FastSpec para integrar competências e habilidades inerentes da química clássica (química analítica quantitativa-volumetria) e análise instrumental (avaliação crítica do potencial e limitação de instrumentos) com a química segura envolvendo a reação entre molibdato-peróxido de hidrogênio para análise espectrofotométrica na região UV distante (360 nm) do íon molibdato que procede da transformação química do fosfomolibdato azul. A comparação das curvas de calibração com o método da adição padrão e método do padrão externo possibilitou evidenciar a influência do método de preparação das amostras, a presença do efeito matriz e como este foi eliminado, e assim, melhorar o método desenvolvido para a determinação quantitativa do íon molibdato nas amostras de fosfomolibdato azul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.