POLITICAS DE MICROCRÉDITO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
A concessão do crédito possui importância fundamental para a o cenário macroeconômico. Muhammad Yunus (Nobel da Paz 2006) idealizou na década de 70 o conceito do microcrédito como uma forma de redução da pobreza, bem como, de criar novas oportunidades empreendedoras a famílias de baixa renda. O objetivo geral do trabalho foi analisar a influência da Gestão do Conhecimento na construção de modelos adaptáveis de microcrédito. A metodologia utilizada foi qualitativa e consistiu na revisão bibliográfica sobre a criação do conhecimento nas organizações. Utilizou-se conceitos sobre microcrédito com abordagem dos aspectos sociais e conjunturais; o empreendedorismo social e a teoria da criação do conhecimento organizacional, baseado nos conhecimentos tácito e o explícito e dos seus quatro modos de conversão: socialização, externalização, combinação e internalização. As fontes utilizadas contribuíram para demonstrar uma possível relação da teoria da criação do conhecimento organizacional como uma ferramenta a ser utilizada na construção de programas de microcrédito. Os resultados sugerem oportunidades de questionamentos sobre empreendedorismo social, a sustentabilidade econômica e social e da importância da Gestão do Conhecimento para o desenvolvimento e criação de programas de microcrédito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.