AS “ESCOLAS REUNIDAS” - UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PAULINENSE

Autores

  • Meire Terezinha Müller Palomar FACP – Faculdade de Paulínia FAM - Faculdade de Americana

Resumo

O presente artigo versa sobre a implantação do sistema educacional no município de Paulínia, a partir da análise de fontes primárias e secundárias que atestam a presença, no então Bairro José Paulino (que posteriormente emancipou-se de Campinas com o nome de Paulínia), das “Escolas Reunidas”, uma modalidade de unidades escolares parecidas com os Grupos Escolares e quase sempre instaladas na zona rural dos grandes municípios. Analisam-se as propostas pedagógicas, os livros adotados, o perfil dos professores – com a predominância do gênero feminino para as salas de aula e do masculino para os cargos de gestão, além do  impacto da implantação dessa escola na realidade social do referido bairro. As atividades  docentes inerentes à ação docente do período também são contempladas no artigo.

Biografia do Autor

Meire Terezinha Müller Palomar, FACP – Faculdade de Paulínia FAM - Faculdade de Americana

Doutora em Educação pela FE da UNICAMP (HISTEDBR). Professora dos cursos de Pedagogia da FACP – Faculdade de Paulínia e do curso de Letras da FAM (Faculdade de Americana)

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Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Artigos