DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DE MONITORAMENTO E MEDIÇÃO:
EMISSÃO DE CO2 NO MODAL RODOVIÁRIO
Resumo
Este artigo destaca a importância de práticas logísticas mais sustentáveis, com ênfase na logística multimodal como uma solução para reduzir a pegada de carbono ao integrar modais com menos emissões, como o ferroviário e o hidroviário, especialmente no Brasil, onde o transporte rodoviário domina mais de 60% das operações de carga. Além disso, aborda o mercado de créditos de carbono como uma ferramenta relevante para a mitigação de impactos ambientais, com iniciativas que facilitam o acesso a esses créditos, enquanto setores como o de energia e aviação investem em tecnologias limpas e reflorestamento, reforçando o papel estratégico do Brasil graças às suas políticas ambientais e ao Decreto nº 5.882/2006. A metodologia do estudo incluiu análises de emissões de CO2 com base em dados como consumo de combustível e eficiência energética, culminando no desenvolvimento de uma calculadora de CO2 para comparar modais e combustíveis alternativos, validada por resultados que demonstram a eficácia na redução de emissões ao substituir combustíveis fósseis. O estudo conclui com a necessidade urgente de mudanças no setor logístico nacional para atingir metas climáticas globais, destacando uma ferramenta prática que auxilia as empresas a adotar soluções mais sustentáveis e o avanço na construção de uma economia de baixo carbono, alinhada aos desafios climáticos e ambientais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.