A relação teoria e prática na Educação Física: balanço tendencial de pesquisas no banco de dissertações e teses da CAPES
Resumo
O presente artigo objetivou identificar como tem sido discutida a relação teoria-prática nos estudos de mestrado e doutorado disponíveis no banco de dados da CAPES. Como referencial teórico de análise utilizou-se a teoria crítica da sociedade, em especial as formulações de Theodor Adorno. Os dados apontam que muitos estados não realizaram pesquisas nesse tema, bem como sua concentração maior estava nas regiões sul e sudeste, ainda assim, sem existir uma instituição que realizasse pesquisas anuais sobre o tema. Outra observação importante foi o fato de vários pesquisadores realizarem um trabalho, não havendo uma coletividade acadêmica de estudo para que juntos pudessem aumentar essa linha de pesquisa, sendo a maioria de mestrado, em relação ao doutorado. Além disso, entre as grandes áreas estudadas temos a pedagogia do esporte e a educação física escolar, enquanto temos outras sub áreas da educação física que não se desdobraram na investigação da temática, o que de certo modo reflete na falta de alusão à tal relação por parte dos pesquisadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.