A relação teoria e prática na Educação Física: balanço tendencial de pesquisas no banco de dissertações e teses da CAPES

Autores

  • Anoel Fernandes Faculdade de Paulínia
  • Gabriel Meneguello Roque
  • Nestor Bertini Junior
  • Beatriz Aparecida de Freitas

Resumo

O presente artigo objetivou identificar como tem sido discutida a relação teoria-prática nos estudos de mestrado e doutorado disponíveis no banco de dados da CAPES. Como referencial teórico de análise utilizou-se a teoria crítica da sociedade, em especial as formulações de Theodor Adorno. Os dados apontam que muitos estados não realizaram pesquisas nesse tema, bem como sua concentração maior estava nas regiões sul e sudeste, ainda assim, sem existir uma instituição que realizasse pesquisas anuais sobre o tema. Outra observação importante foi o fato de vários pesquisadores realizarem um trabalho, não havendo uma coletividade acadêmica de estudo para que juntos pudessem aumentar essa linha de pesquisa, sendo a maioria de mestrado, em relação ao doutorado. Além disso, entre as grandes áreas estudadas temos a pedagogia do esporte e a educação física escolar, enquanto temos outras sub áreas da educação física que não se desdobraram na investigação da temática, o que de certo modo reflete na falta de alusão à tal relação por parte dos pesquisadores.

Downloads

Publicado

2025-10-08

Edição

Seção

Artigos