Formação e valor atribuído aos conhecimentos teóricos: pesquisa com concluintes do curso de Pedagogia
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi apreender a relação que um grupo de alunos concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia (7º e 8º semestre) estabelecem com os conhecimentos teóricos. Como procedimento de pesquisa foi elaborado e aplicado um questionário via google forms com questões abertas e fechadas para um grupo de 19 alunos da Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade Ouro Verde. O referencial teórico para análise dos dados foi a teoria crítica da sociedade, especificamente as formulações de Theodor Adorno sobre a relação entre formação, pragmatismo, teoria e prática. A apreensão do modo que lidam com os conhecimentos teóricos teve como referência a percepção que possuem acerca do estágio, da qualidade da educação, assim como a concepção acerca de algumas disciplinas presentes no currículo. Os dados apontam que a formação no Ensino Superior (Pedagogia) foi insuficiente para possibilitar aos sujeitos uma relação de valorização ante a teoria. Não se trata de questionar a instituição formadora, mas em uma perspectiva dialética refletir sobre o currículo, o estágio, assim como trazer à baila para discussão a necessidade de uma disciplina no currículo voltada para fomentar o valor da teoria na formação universitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.