Formação e valor atribuído aos conhecimentos teóricos: pesquisa com concluintes do curso de Pedagogia

Autores

  • Anoel Fernandes Faculdade de Paulínia
  • Ana Carolina de Lima
  • Dagna Souza Silva

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi apreender a relação que um grupo de alunos concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia (7º e 8º semestre) estabelecem com os conhecimentos teóricos. Como procedimento de pesquisa foi elaborado e aplicado um questionário via google forms com questões abertas e fechadas para um grupo de 19 alunos da Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade Ouro Verde. O referencial teórico para análise dos dados foi a teoria crítica da sociedade, especificamente as formulações de Theodor Adorno sobre a relação entre formação, pragmatismo, teoria e prática. A apreensão do modo que lidam com os conhecimentos teóricos teve como referência a percepção que possuem acerca do estágio, da qualidade da educação, assim como a concepção acerca de algumas disciplinas presentes no currículo. Os dados apontam que a formação no Ensino Superior (Pedagogia) foi insuficiente para possibilitar aos sujeitos uma relação de valorização ante a teoria. Não se trata de questionar a instituição formadora, mas em uma perspectiva dialética refletir sobre o currículo, o estágio, assim como trazer à baila para discussão a necessidade de uma disciplina no currículo voltada para fomentar o valor da teoria na formação universitária.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Artigos