Um Estudo Sobre a Relação Entre Presenteísmo, Absenteísmo e Encargos com Saúde do Trabalhador
Resumo
RESUMO
Nas empresas, de modo geral, devido principalmente a alta repetitividade nas tarefas e o grande volume de trabalho, vem ocasionando muitos problemas de patologias físicas e emocionais, afetando diretamente a saúde do trabalhador. Nesse contexto aumentam os casos do presenteísmo e do absenteísmo, proporcionando um pesado aumento dos encargos com saúde nas empresas. O objetivo deste estudo foi avaliar a produtividade de trabalhadores e as relações existentes entre presenteísmo, absenteísmo e os encargos com saúde dentro da empresa. Trata-se de um estudo transversal envolvendo trabalhadores de uma empresa metalúrgica do interior do estado de São Paulo.
Palavras-Chave: Produtividade Profissional, Doenças laborais, Análise de Custos
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.