Sofrimento Psicológico da Família Nuclear na Doença de Huntington

Autores

  • Valdeir Del Cont UNIFACP
  • Aldirene Freire de Moraes Silva
  • Silvia Maria Barros Cardoso

Resumo

A Doença de Huntington se apresenta como um caso paradigmático para se perceber como a doença afeta intensamente toda uma rotina e dinâmica psicossocial, a ponto de ser considerada e compreendida como uma doença familiar. Nesse sentido, objetivou-se dar voz aos indivíduos em sofrimento e proporcionar o compartilhamento de suas experiências como cuidadores e familiares de uma doença hereditária e sem cura. Para a realização da pesquisa utilizamos o método qualitativo, por permitir o contato com a subjetividade humana. Participaram da pesquisa cinco núcleos familiares; utilizamos como instrumento entrevista semiestruturada e a análise dos dados ocorreu a partir dos temas e subtemas emergidos das entrevistas.

Palavras-chave: Doença coreia de huntington, sofrimento psicológico, doença hereditária, Adoecimento do cuidador, família nuclear.

Biografia do Autor

Aldirene Freire de Moraes Silva

Psicóloga Clínica - Especialização clínica Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo – Departamento de Psicologia – Campinas/SP – Brasil.

Silvia Maria Barros Cardoso

Psicóloga  Clínica - Especialização clínica

Ouvidoria Hospitalar – Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Ciências Médicas – Campinas/SP – Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Edição

Seção

Artigos