Sofrimento Psicológico da Família Nuclear na Doença de Huntington
Resumo
A Doença de Huntington se apresenta como um caso paradigmático para se perceber como a doença afeta intensamente toda uma rotina e dinâmica psicossocial, a ponto de ser considerada e compreendida como uma doença familiar. Nesse sentido, objetivou-se dar voz aos indivíduos em sofrimento e proporcionar o compartilhamento de suas experiências como cuidadores e familiares de uma doença hereditária e sem cura. Para a realização da pesquisa utilizamos o método qualitativo, por permitir o contato com a subjetividade humana. Participaram da pesquisa cinco núcleos familiares; utilizamos como instrumento entrevista semiestruturada e a análise dos dados ocorreu a partir dos temas e subtemas emergidos das entrevistas.
Palavras-chave: Doença coreia de huntington, sofrimento psicológico, doença hereditária, Adoecimento do cuidador, família nuclear.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.