A Influência da Teoria do Apego na Manifestação do TDAH e Sua Consequência na Adolescência

Autores

  • Raquel Facina Monnerat Unifacp
  • Anna Carolina Menta Unifacp

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou compreender como o tipo de relação entre pais ou cuidadores primários pode influenciar no desenvolvimento da pessoa com TDAH. Foi realizado um estudo investigativo, através do levantamento de dados científicos sobre os temas de interesse como a Teoria do Apego e seus tipos de vínculos e os aspectos gerais do TDAH em crianças e adolescentes. Buscou-se identificar as prováveis relações entre estes dois temas e seus efeitos no desenvolvimento humano e compreender como o tipo de relação entre pais ou cuidadores primários pode influenciar no desenvolvimento da pessoa com TDAH. Trata-se de um estudo de revisão não sistemática, porém baseado nas recomendações metodológicas PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), para identificação de artigos incluídos na pesquisa. Conclui-se, a partir dos estudos realizados, que parece haver uma falta de representatividade populacional nos estudos de coorte e casos-controle, por trabalharem populações muito específicas e restritas. Também as revisões sistemáticas apontam para a mesma carência de representatividade, apontando vieses diversos que indicam a necessidade de estudos mais amplos. Apesar disso, há evidências da influência do apego inseguro e desorganizado na manifestação sintomatológica do TDAH na criança e no adolescente, corroborando o questionamento inicial proposto neste estudo.

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Publicado

2024-03-25

Edição

Seção

Artigos