Estudo da utilização do Lodo de ETA como insumo na cerâmica vermelha
Resumo
A disposição de lodo das Estações de Tratamento de Água (ETAs), se tornaram uma grande preocupação para as companhias de Tratamento de Água juntamente à sociedade, devido ao seu impacto ambiental. No final dos anos 90 este lodo foi caracterizado como resíduo poluidor de recursos hídricos e desde então alternativas vêm sendo estudadas para diminuir tal impacto, entretanto, a disposição final do Lodo de ETA tem sido um grande desafio pelo ponto de vista técnico, econômico e ambiental. Diversos estudos foram apontados como referência às alternativas para a disposição e/ou reaproveitamento do Lodo de ETA, tais como: disposição em aterro sanitário, insumo na agricultura (condicionador de solo), incineração, recuperação do coagulante, recuperação de área degradada e uso na fabricação de cerâmica para a utilização na construção civil, como é o foco do estudo em questão. A partir de então, a metodologia do trabalho foi dividida em quatro etapas, geração de lodo, caracterização do lodo, comparação com a argila utilizada na produção de cerâmica vermelha e a utilização deste lodo como insumo na cerâmica vermelha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica FACP, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da FACP. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.