O ENSINO BILÍNGUE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PARTICULARES DE PAULÍNIA

Autores

  • Ana Luíza Lazarini
  • João Gilberto Vedovello

Resumo

O presente artigo reúne as práticas utilizadas em cinco escolas bilíngues da cidade de Paulínia, interior do estado de São Paulo, apresentando as possibilidades de procedimentos e recursos para a implementação da educação bilíngue (Português X Inglês) durante a fase de alfabetização, considerando o ano final da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I. O estudo foi realizado a partir de pesquisa dos temas e a elaboração de um questionário respondido por responsáveis das instituições de ensino, tendo como objetivo identificar quais recursos são utilizados para desenvolver o conhecimento de ambas as línguas, simultaneamente, além de compreender o papel do Letramento durante esse processo. Os resultados indicam que ainda são poucas as escolas que realmente conseguem ofertar o ensino bilíngue, considerando e respeitando a diretriz do Conselho Nacional de Educação, visto que apenas uma das entrevistas poderia se enquadrar na categoria bilíngue, tendo as demais se enquadrado como escolas com carga horária estendida em idioma adicional; também foi evidenciado que a alfabetização bilíngue é uma opção válida de ensino, pois a partir dos elementos avaliados não foi notada nenhuma dificuldade de aprendizagem em decorrência do estudo de dois idiomas simultaneamente.

Biografia do Autor

Ana Luíza Lazarini

Pedagoga formada pela UNIFACP – Centro Universitário de Paulínia.

João Gilberto Vedovello

Mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios. Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da autora. Professor do Centro Universitário de Paulínia (UNIFACP).

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Publicado

2023-05-24

Edição

Seção

Artigos